Marcas de beleza investem em produção consciente e sustentável

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Nos últimos anos presenciamos o crescimento da oferta de produtos ecológicos no mercado brasileiro.

Surgiram micro e pequenas empresas especializadas, as prateleiras de supermercados e farmácias foram abastecidas com marcas estrangeiras e nacionais focadas em uma produção mais consciente e sustentável.

Players internacionais mantêm seus olhos atentos à oportunidade de investir no Brasil, o quarto colocado no ranking mundial de consumo de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

O Brasil participa com aproximadamente 6,2% no mercado global, com faturamento na casa dos US$ 30 bilhões.

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Diante da ebulição do setor, é importante entender a diferença entre as denominações dos produtos para não cair no conto do greenwashing (sustentabilidade fake), e aproximar o público da experiência e do entendimento do que está por trás da criação dos produtos e envio dos produtos.

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“Integrar rentabilidade, sustentabilidade financeira e práticas de comércio justo é um desafio. Durante nossa trajetória, aprendemos que não é interessante ser xiita, mas sim uma empresa que respeita esses conceitos e, em vez de se isolar do mundo convencional, criar canais para dialogar com o público que não tem as mesmas práticas”, explica Itamar, CEO do Bioma Salon Aveda. “Através da marca, é possível converter clientes de consumo convencional para o consumo consciente.”

E não importa um produto com apelo ecológico e que atenda a questão ambiental se não se pensa na cadeia. As empresas precisam se preocupar com o todo, em apresentar desde suas embalagens, produtos e soluções, da produção a entrega, soluções que sejam verdadeiramente ecológicas.

Os números pelo Mundo

Os números não mentem: 44% dos consumidores de produtos naturais e orgânicos dos Estados Unidos vivem de forma sustentável, se preocupando com a sustentabilidade não só na formulação, mas também na embalagem do que compram – de acordo a Mintel.

E no Brasil não é diferente. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o cenário econômico fez muitas famílias controlarem gastos até com produtos de higiene e beleza. Isso levou pessoas entre 18 e 38 anos a ligar o consumo de produtos tidos como supérfluos à questão da sustentabilidade, movimento chamado de “luxo empático”.

E, 95% dos entrevistados acreditam que as questões ambientais devem ganhar ainda mais relevância nos próximos anos. Em território nacional, 47% dos consumidores procuram empresas que utilizam opções ecológicas para envio dos produtos e 26% reconhecem o selo FSC® (Forest Stewardship Council). No momento da compra, 81% dos brasileiros consideram muito relevante a presença do selo na embalagem, que sinaliza que o produto comercializado utiliza uma matéria-prima de fonte renovável.

O mercado de beleza natural e orgânica deve movimentar US$25 bilhões até 2025 segundo a Grand View Research, em uma taxa de crescimento de 9,4%, na qual o Brasil lidera na América do Sul. Há de fato uma mudança na percepção dos consumidores, que se mostram muito mais conscientes sobre o assunto.

O “conceito” de sustentabilidade no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) não é mais tendência, mas sim algo praticamente obrigatório no planejamento de marcas que querem ter sucesso. E não basta levar em consideração apenas o fator econômico, é preciso de fato assumir um papel no desenvolvimento sustentável do planeta e tomando decisões para esse fim – seja criando/reestruturando processos produtivos ou até mesmo escolhendo parceiros que ofereçam serviços para a melhoria do desempenho ambiental.

Atualmente no mercado existem algumas soluções para preenchimento, acolchoamento, travamento e proteção de produtos que utilizam matéria prima renovável, reciclável e biodegradável.

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